sábado, 30 de maio de 2009

Morfologia do sistema reprodutor feminino:


Ovários – gónadas femininas. São do tamanho de uma amêndoa e situam-se de um lado e do outro do útero, produzindo mensalmente um ovócito (gâmeta feminino). Além de gâmetas, os ovários produzem hormonas sexuais femininas (estrogéneos e progesterona - são hormonas produzidas nos ovários e que actuam no útero, sendo responsáveis, as duas em conjunto, pelos caracteres sexuais secundários femininos).
Trompas de Falópio – canais flexíveis e estreitos, com 10 a 12 cm de comprimento, que conduzem o ovócito ou o ovo (se tiver ocorrido fecundação) até ao útero. Local onde ocorre a fecundação.
Útero – órgão oco e de parede muscular espessa, o miométrio. É revestido internamente por um tecido vascularizado, rico em glândulas - o endométrio (tecido (mucosa) que reveste o interior da cavidade uterina) Quando ocorre a gravidez, é no útero que decorre o desenvolvimento do embrião. A parte inferior do útero denomina-se colo do útero.
Vagina – canal com 10 a 15 cm, de paredes elásticas, que liga o colo do útero ao exterior. A entrada da vagina é protegida pelo hímen - membrana circular perfurada no centro, que fecha parcialmente o orifício vaginal. Esta membrana pode romper-se durante a prática de exercício físico intenso ou nas primeiras relações sexuais. A vagina é o local onde o pénis deposita os espermatozóides durante a relação sexual e por onde ocorre a saída do bebé, durante o parto.
Vulva - único órgão feminino externo. É constituído por varias estruturas anatómicas:
è Grandes lábios – duas pregas intensamente irrigadas e enervadas, com pelos na sua face externa e com função protectora;
è Pequenos lábios – duas pregas, sem pelos, localizados mais internamente, que protegem a abertura da uretra e da vagina;
è Clítoris – órgão muito sensível situado na união dos pequenos lábios.
Na mulher, ao contrário do que acontece no homem, a uretra não faz parte do sistema reprodutor.

Sem comentários: